quarta-feira, 6 de julho de 2011

Insensatez dos ídolatras

Sabedoria 15, 14-19: Insensatez dos idólatras -
Mas os inimigos que oprimiram o teu povo são muito mais insensatos e infelizes que a alma de uma criança. De fato, eles consideram como deuses todos os idolos dos pagãos. Os olhos desses ídolos não os ajudam a ver, nem o nariz a respirar o ar, nem os ouvidos a ouvir, nem os dedos a apalpar, e os seus pés são incapazes de caminhar. Porque foi um homem quem os fez. Quem os modelou foi um ser que recebeu a respiração por emprestimo. Nenhum homem pode plasmar um deus que lhe seja semelhante, pois, sendo mortal, suas mãos impias, só podem produzir um cadáver. O homem é o melhor do que os objetos que ele adora. O homem, pelo menos, tem a vida; mas os ídolos jamais a terão. Eles adoram ate os mais repugnantes animais que, comparados com outros, são mais estúpidos. Esses animais não tem nenhuma beleza que os torne atraente, como acontece com os outros animais, e não tiveram o elogio e a benção de Deus.




  O Sistema capitalista comporta-se como inimigo do ser humano. Forjado por espíritos diabolicos ( no sentido de ser contra a vida e não aceitar a criação) com sede de sangue (do trabalho ou do assalto), afim de contruir um império ( imperialismo) as custas de milhões de de vidas humanas, instituindo leis, que nos obrigam a idolatram o dinheiro, dando nossas vidas por ele e tirando milhares de vida em nome dele.
  
  Inumeros símbolos satânicos esta no dinheiro, inclusive no brasileiro, que nos obrigam a usar. Símbolos esses que são idolatrados por "sociedades secretas" que dá suporte a esse sistema Babylon (Baby = bebê + alone = solitário, logo, Babylon = Bebê solitário).
  Fazendo o povo de bebê sem Pai, incapaz de de ser autonomo e independênte, livre para viver a vida e agradercer  ao Verdadeiro Deus Único Todo Poderoso Onipotente, Senhor da vida _ JAH,OLODUMARÉ, DEUS,ALÁ - Pois é a eles que devemos a vida e devemos agradecer e fazer e preservar vidas, com justiça, amor e paz.



                                           http://www.youtube.com/watch?v=gSvlcOVXsOs




Veja a opinião de Carlos Moore no programa Espelho apresentado por Lazaro Ramos:



A Justiça é imortal!
 

terça-feira, 26 de abril de 2011

CENTRO DE ESTUDOS PESQUISA E APLICAÇÃO PAN-AFRICANO - CEPAPA

 O CEPAPA é uma iniciativa criada a partir da necessidade de ampliar as fontes bibliograficas, divulgar projetos e iniciativas que buscam a valorização dos povos africanos e afrodescendentes onde quer que eles estejam.
 A iniciativa parte do interesse por investigar a história e cultura do povo afro, concebendo-a como
implícita em nosso dia-a-dia, devido a aspectos culturais e sociológicos esta presença se
demonstra camuflada e entendida como folclore. Assim, buscamos uma forma de conhecimento
científico enfatizando a produção pan-africanista e seus pensadores, para conceber um mundo de
idéias e valores além da abordagem contumaz dos centros acadêmicos. Nesse sentido, a
inserção da comunidade no processo de disseminação de vetores culturais que, às vezes perdida,
em sua raiz permanecem manifestações populares, um conhecimento que dialoga com a
produção acadêmica na eterna dicotomia teoria/prática.

O CEPAPA Leva à população informação sobre cultura e conhecimento afro.
-Possibilitar uma forma de organização social para a comunidade.
-Propor debates de interesses públicos com embasamento intelectual.
-Publicar cadernos periódicos com resultados de estudos e pesquisas.
-Apresentar pontos de reflexões e debates sobre obras de literatura, artes plásticas, cinema, etc.
-Estabelecer um dialogo com a comunidade a fim de esclarecer problemas que atingem a sociedade.
-Realizar mini-cursos e oficinas de produção textual.




A nossa logo tem referências no Sankofa



"return and get it" "Voltar e buscá-la"

symbol of importance of learning from the past - símbolo da importância de aprender com o passado.


GLOBO COM A ÁFRICA NO CENTRO, POR ENTENDER QUE NESTE CONTINENTE TUDO COMEÇOU...


Ras Tonton Fya Burning Diretor Geral do CEPAPA.

sábado, 19 de março de 2011

Animação Afro - Kiriku um clássico não deixe de assistir.

https://m.youtube.com/watch?v=duDByEwf1x0 DesenhoDesenho francês sobre lenda africana.
Excelente para trabalhar com diversidade cultural em sala de aula.
Em breve disponibilizarei a versão DUBLADA !!!! (04/05/2009)< https://m.youtube.com/watch?v=duDByEwf1x0 /span>


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CEPAPA na Casa dos Artistas - Ilhéus - Bahia

Neste janeiro, ainda brindando o novo ano o CEPAPA se junta ao Cine Clube Équio Reis, para iniciar uma série de exibições de filmes relacionados às culturas das etnias africanas, abordando questões culturais, religiosas, sociais, estéticas, filosóficas e políticas. O projeto consiste na exibição de filmes, documentários, iconografia, seguido de debates e intervenções musicais. portanto, todas as terças do mês de janeiro, sempre as 19:00 horas estão repletas de conteúdo e axé!!

11/01/2011 - A ORIGEM DO HOMEM 
Documentário / científico / didático

Sinopse
Muitos cientistas acreditam que os primeiros seres humanos surgiram na África Oriental. Se isso for verdade, por que os humanos são encontrados em quase todos os lugares do mundo?
Qual a razão de sermos diferentes um dos outros? No documentário ´A Origem do Homem´ entenderemos as respostas para essas e outras questões, utilizando as mais recentes pesquisas nos campos da genética e antropologia.
Qual foi a causa do grande êxodo desses seres humanos? Como conseguiram povoar quase toda a extensão da Terra? Como nossos corpos adaptaram-se com o passar do tempo ao meio ambiente? Descubra de onde viemos em A Origem do Homem.

18/01/2011 - AS CIVILIZAÇÕES AFRICANAS, ORIGEM DAS FORMAÇÕES SOCIAIS HUMANAS.
Documentário / científico / didático

Uma série de documentários que informa e mostra as culturas das etnias africanas e suas influências para formação das civilizações posteriores.

25/01/2011 - A PRESENÇA DOS AFRICANOS NAS AMÉRICAS
 Documentário / científico / didático

Série de documentário e materiais iconografico, que mostram a presença dos africanos nas américas, desde as influências culturais, sociais, políticos, estéticas e arquitetônicas. 

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Reflexão sobre a educação das crianças

Muito nos perguntamos sobre os valores que constroem nossa sociedade, mas o mais importante é o que passamos para nossas crianças, porque elas reproduzem nossos valores e darão continuação à nossa sociedade. Apenas para uma reflexão vejamos o video a seguir: PENSEM?

sábado, 25 de dezembro de 2010

O porquê da divisão

Discurso de Wilhie Lynch, um traficante de escravos caribenhos, proferido em 1712.
“Cavalheiros, eu vos saúdo aqui as margens do rio James no ano do Nosso Senhor Um Mil Setecentos e Doze. Estou aqui com o intuito de ajudá-los a resolver algum dos seus problemas com seus escravos. Enquanto Roma usava cruzes para erguer corpos humanos ao longo das estradas, em grande número, os senhores estão usando as árvores com forças para o mesmo fim.
Eu senti o mau cheiro de um escravo morto que foi enforcado numa árvore a algumas milhas daqui. Tenho aqui em minha pasta, um comprovado método de controle de negros escravos. Eu garanto que se implementado corretamente este método será capaz de controlar os escravos pó pelo menos 300 anos. Meu método é simples qualquer membro da família e até o feitor pode usá-lo.
Eu listei algumas diferenças existentes entre negros escravos e pego essas diferenças e as torno maiores ainda. Eu uso o medo, a desconfiança e a inveja como elementos de controle. Esse método tem funcionado em minha modesta plantação lá nas índias do Oeste e funcionará também aqui no Sul. Leiam esta pequena lista de diferenças e pensem a respeito.
No inicio da minha lista a idade, mas poderia começar com outro item. O segundo é a cor ou gradação de cor, existe também a inteligência, estatura, sexo, se o escravo vive no vale ou na colina, se tem cabelos lisos ou crespos, ou se são altos ou baixos. Agora que os senhores já têm uma lista de diferenças, devo algumas atitudes a serem tomadas, mas antes disso devo assegurar aos senhores que a desconfiança é mais forte que a confiança e a inveja é mais forte do que a lisonja, o respeito e a admiração.
Os negros escravos após receberem essa doutrinação deverão incorporar-se a ela e se tronarão eles próprios reproduzidores dela por centenas de anos, talvez milhares de anos. Não se esqueçam os senhores devem jogar um negro velho contra um negro novo, um jovem escravo contra um velho escravo. Os senhores deverão usar o escravo de pele escura o de pele clara e o escravo de pele clara contra o de pele escura. Deverão também os senhores, terem seus criados e capatazes brancos implementando a desconfiança entre os negros, mas é necessário que vossos escravos confiem e dependam de vós. Eles devem amar, respeitar e confiar apenas em nós.
Cavalheiros, esse conjunto de medidas é a chave para o controle usem-nas. Faça com que vossas esposas e filhos também os usem, nunca perca uma oportunidade. Meu plano é garantido e, o bom desse plano é que, ao ser usado intensamente durante um ano os próprios escravos permanecerão eternamente desconfiados uns dos outros.
Obrigado Cavalheiros.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Intolerância Religiosa e Violação dos Direitos Humanos Universais

Manifesto do CEPAPA.

 O presente manifesto vem a denunciar consequências causado pelo modelo hegemônico econômico, politíco e cultural, que traz consigo uma série de violações dos direitos pleno do homem.
 O fato acontecido no último dia 27 de outubro de 2010, no assentamento Banco do Pedro em Ilhéus - Bahia, onde o terreiro de Candomblé existente no local foi invadido e as pessoas que ali estavam, foram vítimas do abuso de poder que o sistema impõe expresso e impresso na farda de maus policiais militares, que camuflado no privilégio que o sistema político dá, fazendo-os pensar que tem o poder /autoridade de desrespeitar um coletivo humano que manifesta sua religião, tratando como inferiores e demonizados, fazendo chacotas racistas contra as culturas de matriz africana. 
 Quando acontece situações desse tipo nos perguntamos: Será que essas pessoas afrodescendentes que vivem pacificamente entre si e buscam seu sustento através do cultivo da terra que mantêm sua cultura viva merece esse tratamento? 
Os fatos: Ao ser questionado pela coordenadora do assentamento e sacerdotisa (filha de Oxossi) Bernadete Souza, sobre a ilegalidade da presença do pelotão da polícia na área do assentamento, por ser este uma jurisdição do INCRA - Instituto Nacional e Colonização de Reforma Agrária e, portanto a polícia sem justificativa e sem mandato judicial não poderia estar ali. Menos ainda, enquadrando homens, mulheres e crianças, sob mira de metralhadoras, pistolas e fuzil, o que se constitui numa grave violação de direitos humanos. Diante deste questionamento, o comandante alegando desacato a autoridade, autorizou que Bernadete fosse algemada para ser conduzida à delegacia. Neste momento o orixá Oxossi incorporou a sacerdotisa que algemada foi colocada e mantida pelos PMs Júlio Guedes e seu colega identificado como Jesus, num formigueiro onde foi atacada por milhares de formigas provocando graves lesões, enquanto os PMs gritavam que as formigas eram para afastar satanás. Quando os membros da comunidade tentaram se aproximar para socorrê-la um dos policiais apontou a pistola para cabeça da sacerdotisa, ameaçado que se alguém da comunidade se aproximasse ele atirava. Spray de pimenta foi atirado contra os trabalhadores. O desespero tomou conta da comunidade, crianças choravam, idosos passavam mal. Enquanto Bernadete (Oxossi) algemada, era arrastada pelos cabelos por quase 500 metros e em seguida jogada na viatura, os policiais numa clara demonstração de racismo e intolerância religiosa, gritavam: fora satanás! Na delegacia da Polícia Civil para onde foi conduzida, Bernadete ainda incorporada bastante machucada foi colocada algemada em uma cela onde havia homens, enquanto policias riam e ironizavam que tinham chicote para afastar satanás, e que os Sem Terras fossem se queixar ao Governador e ao Presidente.

 Em pleno século XXI, vivemos tipo de sociedade que se auto-intitula como evoluídos e pós-moderna, acontece fatos que relembra o periódo colonial na escravidão do século XVII, quando os africanos escravizados eram perseguidos e colocado no tronco, ao manifestar sua cultura (língua, religião, aparência, etc.) ou querer autonomia no cultivo da terra.
 Inadmissível deixar passar despercebido acontecimentos como esse no terrreiro do Banco do Pedro. Sabemos que a repressão policial relembra tempos desagradáveis de nossa historia, que evita a liberdade.
A publicação dessas notícias não é levada ao conhecimento da população, fazendo com que a maioria das pessoas não conheça tais fatos, implicando que pense que não acontece esse tipo de ações nos dias de hoje. sabemos que a mídia exerce um poder de controle social.
 O fato das culturas de matriz africana não ter espaços nos veiculos de comunicação e ser representada de maneira distorcida e inferiorizada na mídia, faz pensar que o Afrodescendente só pode ser aceito se adequando ao modelo/padrão imposto pela industria cultural e suas mídias. As praticas religiosas são caracteristicas particulares a cada povo, então como não considerar racismo a atitude desses maus policiais no terreiro de Candomblé???
 E como se já não bastasse temos a intolerância religiosa já ganhando legitimidade no estado de São Paulo, quando a lei de sacríficio de animais em rituais religiosos esta proibido. Que absurdo. Essa ação é de ignorância imensurável, pois pela falta de entendimento das culturas de matriz africanas, sem saber o que é oferenda, sem saber o que é agradecer  as Entidades superiores que nos protege. Sem saber essas informações é que acontece as ações de intolerância. 
 A falta de conhecimento em seres humanos ditos como modernos, faz com que práticas religiosas seja prejudicada. Eles querem defender os animais sacrificados (galinhas, pombos, bode...), mas não se preocupam em parar de poluir o ar, a água e o solo.
 Querem defender a ideia de que sacrificar tais animais é um desperdício alimentar, mas é a favor da idéia de manter estocado nos supermercados até a data de válidade ser vencida, enquanto milhões de pessoas morrem de fome e sofrem com a insegurança alimentar.
 Essa é uma das facetas mostrada mais uma vez pelo sistema de dominação eurocêntrico globalizado, que transmite idéias e pensamentos hegemônico que deve invadir a cabeça das pessoas recolonizando-as como era feito no século retrasado, mas agora é de maneira mais sutil e eficaz, fazendo a lavagem cerebral através de aparelhos de mídia e personagens preparados para transformar em leis pensamentos eurocêntrico embranquecido que desqualifica e extermina as expressões culturais de outras etnias, principalmente as etnias africanas.
 Hoje em dia é praticamente uma luta existencial  assumir nossa ancestralidade africana, pois seremos subjulgado em nossas pratícas religiosas, se manifestarmos o culto aos Orixas (Entes das manifestações naturais e representa os elementos que compõe a natureza do homem e a natureza externa a ele),  seremos chamados de feiticeiros , bruxos, etc... Cenas que relembra a inquisição, mais ao invés de para a fogueira, vamos para a cadeia.
                                                       

 Se manifestarmos nosso culto a Criação e ao Criador do homem originado em África e presarmos pela prática original humana de total interação com a natureza, utilizando ervas e mantendo a originalidade, como diz as escrituras do velho testamento em Levitíco 21-5, ao qual diz ao povo de Deus: "Não rastar a cabeça e nem raspar a barba." Fazendo-nos RasTafarI's que louva o Criador e interagimos espiritualmente com a natureza. Mas nessa sociedade mediócre eurocêntrica somos tidos como vagabundos e sujos por sermos e termos Rasta e usarmos nossa erva sagrada.
 Enfim o preconceito e a discriminação esta presente em nossa sociedade explicitamente e devemos combater essas idéias. E nossa principal arma é assumir nossa ancestralidade africana, pois eles tem medo de nosso poder mental e a proteção do Altissímo. JAH ALLMIGHTY.

Link da notícia: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/10/480083.shtml    

Por Ras Tonton Fya Burning.
      

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

SEXTA DA PAZ!! NO Oiteiro...

Hoje tem Minikongo no Espaço Cultural Casa Aberta apatir das 20:00 hrs.


Tambores do Tempo: 30 anos do Bloco Afro Mini-Kongo

O projeto Tambores do Tempo aborda os 30 anos de existência do bloco afro Mini-Kongo, o mais tradicional do sul da Bahia, contextualizando o local onde nasce (Alto de São Sebastião) e o processo de luta de resistência cultural na cidade de Ilhéus. O Mini-Kongo é fruto de um movimento identitário nascido no bloco Ilê Ayê, do bairro da Liberdade, situado na Cidade do Salvador, durante a década de 1980, quando líderes religiosos e artistas como Atanagildo Ribeiro, Pedro Farias e Mário Gusmão entraram em contato com as manifestações afro nas ruas da capital baiana e, de lá, trouxeram as bases conceituais que nortearam o movimento cultural negro em Ilhéus e que influenciaram a criação do Mini-Kongo. Dessa forma, no Tambores do Tempo, está enfatizada a relação existente entre os blocos afro e os terreiros de candomblé, fazendo com que os primeiros sejam uma espécie de extensão das manifestações religiosas de matriz africana.
O conteúdo do Tambores do Tempo mostra a trajetória histórica do bloco ilheense mediante o depoimento de antigos moradores do Outeiro, de membros fundadores e de pessoas que participam do processo de luta para a preservação dos valores étnicos afro-descendentes, assim como utilizou-se do acervo iconográfico da instituição. Nele, busca-se o debate sobre a realidade vivida pelos blocos afro do município e mostrá-los não apenas entidades carnavalescas, mas como instituições promotoras de ações voltadas para a valorização das manifestações culturais existentes nas comunidades nas quais estão inseridos. A significância de projetos como esse está na sua contribuição para a promoção de cidadania e de conscientização por parte da população a respeito dos valores que formam a identidade do nosso povo constituído, em grande parte, por descendentes das etnias africanas vindas no processo diaspórico.
O documentário foi gravado em locações como o Outeiro de São Sebastião e o Terreiro Matamba Tombecy Neto, situado no Alto dos Carilos, no bairro da Conquista. A sua exibição fará parte da programação da comemoração dos 30 anos do Mini-Kongo a ser realizada na noite de 27 de novembro na sede do bloco. O documentário, realizado pelo Centro de Documentação e Memória Regional da Universidade Estadual de Santa Cruz (CEDOC-UESC) e dirigido por Ewerton Evangelista da Silva, contou com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus (FUNDACI), do Centro de Estudo, Pesquisa e Aplicação Pan-Africanista (CEPAPA), do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus (IHGI) e da Panorâmica Produções.

André Luiz Rosa Ribeiro (Coordenação do CEDOC-UESC)
Ewerton Evangelista da Silva (Diretor-Geral do CEPAPA)
                                                    

Mestre Sandro comandando a Bateria
Apresentação em frente ao Teatro municipal de Ilhéus


Dê esse Axé lá!!

por Ras Tonton Fya Burning!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Manifesto do III Encontro Norte/Nordeste da Rede Mocambos

Contra a ADIN nº 3239
que ataca os direitos dos quilombolas



Em 20 de novembro de 1695 o maior líder do povo negro no Brasil foi assassinado no território que muitos negros escolheram e mantiveram por quase um século com o intuito de viver longe da lógica racista que impregnou a alma da nossa sociedade com a colonização portuguesa. Foi quando Zumbi e o Quilombo de Palmares sumiram da terra e estariam mortos para a história se não fosse a resistência negra que insiste em lembrar ao Brasil de que a riqueza que a atual elite branca herdou não seria possível sem a exploração do trabalho africano neste solo.
Passados mais de 500 anos de história oficial os/as quilombolas de hoje estão ameaçados/as de perderem seus territórios, onde vivem há séculos fora da lógica capitalista e ameaçados/as de morte pela elite branca latifundiária deste país.
Atualmente as comunidades quilombolas pouco podem fazer para se defenderem levando em conta a estrutura do Estado que persiste em reproduzir o racismo institucional; o Incra não consegue titular e nem garantir a integridade dos territórios quilombolas. Por tudo isso líderes quilombolas são ameaçados de morte quando exigem paras suas comunidades o que lhes é de direito.
A injustiça mais uma vez mostra sua face, agora, pela ADIN(Ação Direta de Inconstitucionalidade) nº 3239 de 2004 encaminhada pelo então deputado Valdir Colatto – à época no partido PFL, agora chamado de Democratas, e atualmente filiado ao PMDB(SC), em que pretende interferir no processo de reconhecimento dos quilombos, tirando-lhes o direito de dizer quem são e de onde vem. Esta é mais uma prova do racismo que ainda impera no Brasil e que a sociedade brasileira não pode fechar os olhos para isso sob pena de recusar a existência de uma democracia verdadeira.
A Rede Mocambos – uma rede de articulação em torno dos direitos quilombolas e da democratização da informação no combate à exploração e discriminação contra os povos não-brancos -  repudia a ADIN nº 3239 do deputado Valdir Colatto.
Esperamos que o Estado brasileiro se dê conta da atrocidade que esta ação representa para a suposta democracia racial brasileira que muitos dizem existir.
  Se a ADIN 3239 for aceita pelo STF, os títulos expedidos que garantem o direito judicial aos territórios por parte dos/as quilombolas poderão tornar-se sem efeito. E os critérios de reconhecimento das comunidades de quilombo alterarão de forma a delegar a terceiros o direito de dizer quem são os quilombolas. Estará dada a mensagem a todo povo brasileiro de que o Estado trabalha contra os direitos do povo negro seja apelo esquecimento do poder executivo, a negligência do poder legislativo e a ação parcial do poder judiciário.
A rede Mocambos e o povo de matriz afroindígena esperam também do governo Dilma Rousseff a atenção que o povo negro merece porque estes povos TAMBÉM VOTAM e votaram pela continuidade da redução das desigualdades esperando que o Brasil não cresça sem levar os negros e negras brasileiras para longe do futuro que tanto almeja.
O Estado brasileiro não pode retroagir em relação aos direitos das comunidades quilombolas e deve cumprir com seu dever de combater as desigualdades sociais que tanto afligem nosso povo criando um abismo racial entre brancos e não-brancos.
ABAIXO O LATIFÚNDIO!
ABAIXO A BANCADA RURALISTA!
ABAIXO O RACISMO QUE TIRA OS DIREITO DOS/AS/ QUILOMBOLAS!
POR UM MUNDO MAIS JUSTO E MAIS DO NOSSO JEITO!

Itacaré, Bahia, 06 de novembro de 2010


Postado por Tonton Fya Burning